Vários
I Want It Loud!
(Rastropop)
Há sete anos a festa Loud! é realizada no Rio de Janeiro e virou ponto de encontro para quem gosta e rock e se interessa em bandas novas, apresentadas na discotecagem e também ao vivo. De uns temos pra cá o público do Rio também passou a ver a Mosh, uma revista de bolso com histórias em quadrinhos e temática rock’n’roll em tudo o que e lugar onde as novas bandas de rock da cidade se apresentam, incluindo a Loud!. Daí saiu a parceria para este CD coletânea com 10 bandas da novíssima safra do rock carioca – os gaúchos do Wonkavision (RS) e o Eddie, de Recife, são penetras de luxo.
Ficar destacando esta ou aquela banda não é uma tarefa das mais fáceis, mas como ignorar o punk rock chicano de Nelson e Os Gonçalves? E o achado que é a letra bem sacada de “Diabo Apaixonado”, do Canastra? Ou ainda o jovem-guardismo explícito de Nervoso em “Candidato a Amigo”? E isso ainda sem esquecer o encontro de Black Sabbath com Little Quail (quase literal, em “Pombas”) promovido pelo The Feitos. Não daria nem para começar o texto mesmo. Completam o time, não com menos moral, Netunos, Maurício Negão, Lasciva Lula, Staples, Pic-Nic e Taw.
De outro lado, é lógico que o CD, todo encartado em papelão, numa embalagem que antigamente chamavam de “deluxe”, traz anexado uma versão da Mosh, com histórias assinadas por Fábio Monstro, Mitchell, D + Darisbo, Fábio Lyra (sim, a Menina Infinito vai a Loud!), pelo boss Renato Lima, Sandro Menezes, que assinou a capa, e Rafael Adorján. Todas se passam na festa, seja no Cine Íris, na versão integral, ou no Teatro Odisséia, na “mini”.
A coletânea por si só já cumpre o papel de fazer emergir novas bandas e não merece reparos. A revista, por sua vez, mostra excelentes artistas ausentes em publicações de maior porte, e se encaixa perfeitamente no contexto Loud!. Mas os dois – revista e CD - juntos, revelam uma iniciativa empreendedora que tem sido regra daqueles que atuam na cena independente, mostrando que, num mundo globalizado e fragmentado, é preciso atacar em várias frentes. Que o sucesso dessa empreitada renda outras iniciativas no mesmo sentido. Sempre tendo o rock como mote, claro.
Tags desse texto: Canastra, Eddie, I Want It Loud!, Lasciva Lula, Maurício Negão, Nelson e Os Gonçalves, Nervoso, Netunos, Pic-Nic, Staples, Taw, The Feitos, Wonkavision