Fazendo História

Guns N’Roses
O circo está armado

Com músicos contratados, Axl Rose traz ao Brasil a turnê de “Chinese Democracy”, do Guns N’Roses. Ou melhor, do que restou da banda. Publicada na Billboard Brasil de fevereiro de 2010. Foto: Reprodução/internet.

guns6Para matar as saudades da estrada, o hoje recluso Axl Rose reapareceu em grande estilo. Ao ser assediado no Aeroporto Internacional de Los Angeles, o vocalista, famoso por seus pitis, não perdeu tempo e estapeou um fotógrafo. A cena, gravada de um celular, correu o mundo na internet. Ele iria encontrar seus companheiros de banda, todos cumprindo contrato, em Taipei, Taiwan, onde faziam a passagem de som para dar início à Chinese Democracy World Tour, que desembarca no Brasil em março. Axl demorou cerca de um ano para tirar a turnê do novo CD do papel, mas até que foi rápido, se consideramos que “Chinese Democracy” demorou 14 para ser finalizado.

Nos quatro shows da mini turnê asiática, iniciada em 11 de dezembro (um na Coréia do Sul e dois no Japão, além da apresentação de Taipei), as coisas entraram nos eixos e um simpático Axl Rose foi visto dando autógrafos e tirando fotos com fãs no desembarque em solo japonês. Em Tóquio, dia 19, o Guns N’Roses deve ter estabelecido o recorde de duração de um show de rock. De acordo com o twitter do guitarrista Ron “Bumblefoot” Thal, o grupo tocou durante exatas três horas e 37 minutos. Foram nada menos que 31 músicas, incluindo covers de AC/DC, The Who e Bob Dylan, além de vários solos e jam sessions espalhados entre as músicas. Em menos de 15 dias, uma versão em CD triplo com a gravação do show de qualidade bastante razoável já circulava pela web.

Além do cronometrista Bumblefoot e do chefão Axl Rose, único remanescente da era de ouro do grupo, a atual formação do Guns N’Roses conta com Richard Fortus e DJ Ashba (guitarras), Tommy Stinson (baixo), Frank Ferrer (bateria), e Chris Pitman e Dizzy Reed (teclados). Praticamente todos eles, incluindo Axl, usando o piano de “November Rain”, têm direito a solos e improvisos durante o show, e costumam citar temas de cinema como o da “Pantera Cor de Rosa” (de Henry Mancini) e o de James Bond (escrito por Monty Norman). Mas a grande sacada de Axl é tocar o máximo possível de músicas de “Chinese Democracy” (o álbum anda meio encalhado, mesmo nos Estados Unidos) e muitas do clássico “Appetite For Desctruction”, que catapultou o grupo. No show de estréia da turnê canadense, em janeiro, que durou cerca de três horas, para uma platéia estimada em 7,5 mil pessoas, foram dez do “Chinese…”, de um total 14, e oito do “Appetite…”. O grupo encerraria o giro, de 13 shows, todos com abertura de Sebastian Bach e Danko Jones, no dia 4 de fevereiro.

Além de telões, eventuais explosões pirotécnicas, chuva de papel picado e do piano que há quase vinte anos emerge do subsolo, o palco não traz nenhuma atração extra, muito menos a bizarra exibição de tchaco vista no Rock In Rio de 2001, na terceira vez em que o Guns N’Roses tocou no Brasil. Antes, ainda com status de banda – não Axl e mais dez – o grupo veio ao Rock In Rio de 1991, e, no ano seguinte, a São Paulo e ao Rio. Dessa vez a turnê começa por Brasília, dia 7 de março, no Ginásio Nilson Nelson; passa por Belo Horizonte, dia 10, no Mineirinho; São Paulo, dia 13, no Parque Antarctica; Rio de Janeiro, dia 14, na Praça da Apoteose; e termina em Porto Alegre, dia 16, no Gigantinho. É a primeira turnê em três anos, mas, desde 1991, época dos “Use Your Illusion” 1 e 2, o grupo não cai na estrada com material inédito para mostrar. Motivos não faltam para o circo de Axl reencontrar seu respeitável público.

CAIXINHA DE SURPRESAS

O set list atual do Guns pode incluir até jams citando “I Want You Back”, do Jackson Five, como ocorreu em Tóquio, em novembro. Confira o que rolou em Winnipeg, Canadá, em 13 de janeiro:

1- Chinese Democracy
2- Welcome to the Jungle
3- It’s So Easy
4- Mr. Brownstone
5- Shackler’s Revenge
6- Solo do guitarrista Richard Fortus com “James Bons Theme”
7- Live and Let Die
8- Sorry
9-If The World (solo de teclado de Dizzy Reed)
10- Street of Dreams
11- Better
12- You Could Be Mine (solo de guitarra de DJ Ashba)
13- Sweet Child O’ Mine
14- I.R.S. (solo de piano de Axl Rose)
15- November Rain
16- Scraped
17- O Canada/The Pink Panther Theme
18- Out Ta Get Me
19- Knockin’ on Heaven’s Door
20- Nightrain
Bis
21- Madagascar
22- This I Love (solo do baterista Frank Ferrer)
23- Rocket Queen
24- My Generation
25- Patience
26- Paradise City

Tags desse texto: ,

Comentário

Seja o primeiro a comentar!

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado